Twitter

segunda-feira, 17 de setembro de 2012






Sonho Americano: Em busca de um "hit"

 


Ao longo dos anos, principalmente a partir dos anos 90, uma dúvida tem dividido nações de fãs e críticos pelo mundo afora: Um cantor só tem um hit quando emplaca nos Estados Unidos?
Com a invasão britânica na terra do Tio Sam e com cada vez mais artistas de outras nacionalidades conseguindo conquistar o seleto público norte-americano, a questão é mais uma vez levantada. Será que um artista que não consegue se posicionar bem no Hot 100 da Billboard flopou? Mas, e a Europa? E a Ásia? E a America Latina, como fica?

Artistas, quando atingem um certo nível de sucesso, sofrem pressão de todos os lados para tentar emplacar nos EUA e ser considerado como alguém consagrado. Exemplos como Kylie Minogue e Cheryl (ex-Cole), no Reino Unido, Laura Pausini, musa dos Italianos, e até mesmo cantores e cantoras que viram o sucesso crescente no nosso país e tentam se beneficiar da Globalização, como Wanessa e Ivete Sangalo. Há todo momento artistas iniciam uma verdadeira cruzada para tentar ser aceito no mercado fonográfico norte-americano, e tentam, muitas vezes sem sucesso, alcançar os holofotes que alguém consegue ao ver seu nome na Billboard.

Alguns conseguem, sem muito esforço, como por exemplo Adele, chegar de fininho e se tornar aclamada no país. Outros precisam de uma divulgação massiva e um investimento altíssimo de sua gravadora para se tornarem populares nos EUA. E há inclusive aqueles que já provaram o gostinho e o efeito que um #1 num chart oficial americano tem e tentam incessantemente conquistar aquilo de novo. Estando dispostos, inclusive, a se distanciar completamente do seu estilo para consegui-lo. Não que isso seja sinal de música ruim ou o caso de “se vender para ter um hit”, mas é que muitas vezes o artista nesse processo acaba perdendo o foco do seu trabalho, que é entreter e fazer uma boa música.

Os exemplos, apesar de perigosos por sempre tenderem a serem levados para o lado pessoal, são bastante claros. Temos nomes como Nelly Furtado, Avril Lavigne e Shakira, que já conseguiram seus hits no cenário norte-americano e tentam novamente repetir a dose. E também existem artistas como Kylie Minogue e Cheryl, citadas no começo, que após muitas tentativas frustradas, já não se preocuparem tanto em lançar algo para o outro lado do oceano, quando são amadas e bem sucedidas na terra da Rainha.


Como os EUA foram por muitos anos a vanguarda quando se trata de lançamento de grandes artistas como Michael Jackson e Madonna, que rapidamente ganharam fama a nível mundial, muitos cantores e cantoras ao redor do mundo cresceram assistindo todo aquele processo e desejando o sonho americano. Porém, com o advento da modernidade e o surgimento de uma ferramenta valiosa como a internet, o que demoraria anos para ser escutado em outro país, leva minutos para se espalhar pelo planeta inteiro, facilitando assim, o conhecimento de novos ritmos, canções e artistas a todo o momento.

É preciso entender que o sucesso é algo relativo e deve ser mensurado de forma diferente para cada país (ou continente) e público que você pretende alcançar. É sempre bom para um artista quebrar barreiras, atravessar fronteiras e seguir novos caminhos. Mas, no mundo em que vivemos hoje em dia, é bem difícil um só país ser o ditador do que deve ou não ser apreciado.




.................................................................................................................................




Saiba quem são os indicados ao 'Europe Music Awards 2012'

 
Passado o 'VMA', uma das principais premiações da América, a MTV divulgou oficialmente a lista de indicados ao 'Europe Music Awards 2012'.

O evento, que ocorrerá dia 11 de Novembro, tem Rihanna como grande destaque em 6 categorias, Katy Perry e Taylor Swift em 5, e nomes imprevisíveis como Pitbull e o recente fenômeno mundial Psy. Confira a lista completa de indicados:

Melhor Canção
Carly Rae Jepsen – “Call Me Maybe”
Rihanna feat. Calvin Harris – “We Found Love”
Gotye – “Somebody That I Used To Know”
Pitbull feat. Chris Brown – “International Love”

Fun. feat. Janelle Monáe – “We Are Young”

Artista Revelação
Rita Ora
Fun.
One Direction
Lana Del Rey
Carly Rae Jepsen

Melhor Artista Feminino
Rihanna
Katy Perry
P!nk
Taylor Swift
Nicki Minaj

Melhor Artista Masculino
Justin Bieber
Kanye West
Flo Rida
Pitbull
Jay-Z

Melhor Artista POP
Justin Bieber
No Doubt
Katy Perry
Taylor Swift
Rihanna

Melhor Apresentação Ao Vivo
Taylor Swift
Lady Gaga
Jay-Z & Kanye West
Green Day
Muse

Melhor Artista de Hip/Hop
Jay-Z & Kanye West
Nas
Rick Ross
Drake
Nicki Minaj

Melhor Artista de Rock
Linkin Park
Green Day
Muse
The Killers
Coldplay

Melhor Artista Eletrônico
David Guetta
Swedish House Mafia
Avicii
Skrillex
Calvin Harris

Melhor Artista Alternativo
Jack White
The Black Keys
Arctic Monkeys
Florence + The Machine
Lana Del Rey

Melhor Vídeo
M.I.A. – “Bad Girls”
Lady Gaga – “Marry the Night”
Katy Perry – “Wide Awake”
Rihanna feat. Calvin Harris – “We Found Love”
PSY – “Gangnam Style”

Melhor Look
Nicki Minaj
Rihanna
Jack White
Taylor Swift
A$AP Rocky

Maior Fã-base
Justin Bieber
One Direction
Lady Gaga
Rihanna
Katy Perry

Melhor World Stage (Apresentação transmitida pela MTV)
Arcade Fire
Arctic Monkeys
B.o.B
Evanescence
Flo Rida
Jason Derulo
Joe Jonas
Justin Bieber
Kasabian
Ke$ha
LMFAO
Maroon 5
Nelly Furtado
Red Hot Chili Peppers
Sean Paul
Snoop Dogg
Snow Patrol
Taylor Swift

Melhor Push (Novos Artistas que são apoiados pela MTV)
Nov – Foster The People
Dec – Lana Del Rey
Jan – Mac Miller
Feb – Michael Kiwanuka
March – Gotye
April – Rebecca Ferguson
May – Fun.
June – Rita Ora
July – Conor Maynard
August – Of Monsters And Men
September – Carly Rae Jepsen
Mais informações sobre o evento que ocorrerá Frankfurt, como apresentador e performances, deverão ser divulgados com o decorrer das semanas. O '2012 MTV Europe Music Awards' do ano passado ficou a cargo da cantora teen Selena Gomez.






.......................................................................................................................................




"Screw You": Cheryl confirma novo single, com participação de Wretch 32
 

Uma das faixas mais aclamadas no álbum 'A Million Lights' finalmente ganhará tratamento de single. Cheryl anunciou em sua página no Facebook que a canção "Screw You" será sua nova música de trabalho.




Além da novidade, a cantora criou uma competição onde os fãs devem mandar fotos no Instagram com uma palavra da letra da música e colocar a hashtag #CHERYLPHOTOS. As melhores, segundo a britânica, deveram ser utilizadas na lyric video da música, estratégia essa já utilizada por nomes como Selena Gomez e Ellie Goulding.

"Screw You" possui participação do rapper Wretch 32 e será o 3º single do CD. Cheryl se prepara para iniciar sua primeira turnê na carreira solo, com um show em Belfast, dia 03 de Outubro.
..................................................................................................................................

[CRÍTICA] Christina Aguilera - 'Your Body'
A responsabilidade em torno do retorno de Christina Aguilera é imensa. Depois de ter dado à luz a 'Bionic', um dos maiores fracassos da década, a cantora foi aos poucos reconstruindo sua credibilidade no cenário musical com um lugar cativo na TV americana, através da bancada de jurados do The Voice, e um estouro mundial massivo ao lado do Maroon 5, "Moves Like Jagger". O novo álbum foi cozinhado por dois extensos anos junto com magos do Pop e agora está pronto para ser divulgado aos poucos. O carro-chefe “Your Body” saiu em sua versão oficial na sexta-feira, e mudou muito pouco se comparada em relação à Demo.


Christina nunca escondeu o desejo de recriar Stripped numa roupagem mais contemporânea. Com essa nova etapa, ela parece ter trabalhado duro em cada detalhe para realizar essa vontade. Gravou diversas baladas, fala constantemente sobre como parte do novo disco soará mais íntima e pessoal -- chegou até a alertar os fãs de que o registro será tão poderoso quanto "Fighter", mas não nega que também continuará enraizada nas melodias grudentas e sexy que envolveram aqueles singles. Se realmente for desse jeito, já temos a nova "Dirrty". Your Body exibe em boa forma o apetite pelo sexo que as faixas de Aguilera nunca tiveram pudor de esconder. O refrão se baseia num sonoro "All i wanna do is fuck your body". Obviamente, há uma versão exclusiva para as rádios, onde o palavrão é substituído por "love".

Numa análise rápida, é fácil reparar que Max Martin optou por se distanciar um pouco da febre dance-pop e ir direto ao pop puro que fazia nos anos 2000, uma opção inteligente já que o aspecto eletrônico na música americana está cada vez mais desgastado. Não espere os efeitos de voz de Bionic, a performance vocal é forte e crua, nada de autotune. Inclusive a comparação vale a pena, "Your Body" é exatamente o que "Not Myself Tonight" tentou ser e não foi: um hit instantâneo. A faixa ja lançada nas rádios e ganhará promoção na segunda-feira, 17, quando for lançada no iTunes dos Estados Unidos.
Ouça a versão definitiva, lançada por Christina hoje nos EUA.






...............................................................................................................................................



Nicki Minaj recebeu US$12 milhões para ser jurada no 'American Idol'
 
 
 
 
Depois de muitos rumores e especulações, o painel de jurados da nova temporada do 'American Idol' finalmente foi definido, e informações envolvendo o salário de uma das juradas foi divulgado.

Segundo informações, a rapper Nicki Minaj fechou um contrato de US$12 milhões para uma temporada do reality. A fonte ainda disse que só revelaria essa informação sob a condição de se manter anônima, já que é envolvida com a indústria musical e os detalhes desse contrato não podem ser divulgados.
 
 
 
A nova temporada do 'Idol' terá início no próximo ano, e terá como jurados Mariah Carey, Keith Urban e Randy Jackson.





......................................................................................................................................






 
Lançamento do novo single de Rihanna é adiado
 
 
 
Os fãs de Rihanna vão ter que esperar um pouco mais para ouvir o novo single da cantora. "Diamonds" seria o primeiro single de seu 7º álbum de estúdio.

Natalie, administradora do RihannaDaily, maior fã site da interprete de "We Found Love", revelou em um chat que a cantora tinha um contrato para lançar a faixa nesta segunda, 17, mas a Def Jam francesa inviabilizou a divulgação de "Diamonds" anunciando-a muito cedo, o que foi considerado um "alarme falso". Ainda de acordo com a fonte, os interessados devem ficar de olho no facebook de Rihanna nas próximas semanas.


A estrela da Roc Nation deverá lançar um disco novo em meados de Novembro e será acompanhada de uma turnê que inicia em Março do ano que vem.






.................................................................................................................................


































Nenhum comentário: